É importante destacarmos que o campo magnético associado à carga q1 também pode influenciar o movimento da carga q2.
Os campos são, na verdade, os mediadores das interações entre essas cargas.
O movimento de uma carga ou de uma corrente elétrica pode ser obtido também pela ação de um campo elétrico externo que sirva como mediador da ação de uma força elétrica. Sobre essa questão, é interessante estudar os conceitos de força elétrica e campo elétrico.
A força que age numa carga em movimento submetida à presença de um campo elétrico é determinada pela Lei de Coulomb; e a que age devido à presença de um campo magnético é denominada força magnética de Lorentz.
Regra da mão esquerda e Força de Lorentz
Por ser uma grandeza vetorial, para que essa força seja bem caracterizada, ela necessitará de:
Direção e sentido: a direção da força magnética é perpendicular à direção da velocidade com que a carga é inserida no campo magnético e, também, ao próprio campo magnético. Esse é um aspecto que diferencia a força magnética das forças radiais, que possuem direção de atuação coincidente com a reta que passa pelo centro dos corpos em interação, como no caso da força gravitacional.
No que se refere ao sentido da força magnética, ele pode ser determinado pelaregra da mão esquerda, de Fleming. Para utilização dessa regra, o dedo polegar representa o sentido da força magnética (
), o dedo indicador representa o sentido do campo magnético (
), formando um ângulo de 90° com o polegar, e, por sua vez, o dedo médio representa o sentido da velocidade (
), formando um ângulo de 90° com o dedo polegar e com o indicador. Ou seja, as três grandezas vetoriais são perpendiculares entre si. Veja a figura a seguir:



Nenhum comentário:
Postar um comentário